Podcast Pensar Agro
Podcast agro, entrevistas e informação

Podcast Pensar Agro

Podcast

Apresentando o Projeto Pensar Agro como uma marca transformadora da visão do agronegócio! 🌱💪 Nossa missão é divulgar as atividades de todos os agentes da cadeia produtiva do agronegócio à sociedade brasileira e internacional.

Sinopse

Episódios

00:33:46

RANDALA LOPES - CEO do Canal Agroplus.

RANDALA LOPES é jornalista, bacharel em direito, com pós-graduação em direito comercial e marketing, empresária, proprietária e CEO do Canal Agroplus. Sem nenhum receio de ser mal interpretada ou julgada, relembra as empresas que trabalhou, de cada projeto e eventos que participou, da sua primeira empresa, das oportunidades que agarrou e não deixou passar, das pessoas, pessoas segundo elas, preciosas, queridas, que estenderam a mão e ajudaram na sua caminhada, no qual as carregam pela eternidade mergulhada na gratidão.

00:27:11

PAULO ALVIM - Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Paulo Alvim faz uma abordagem sobre a importância da tecnologia no século XXI, extinção das profissões do século XIX, o avanço no sistema educacional e novas frentes de trabalhos, inverdades sobre os danos do desenvolvimento da tecnologia, preocupação com a saúde mental em função do isolamento social que a tecnologia oferta, e, realidade da tecnologia no campo, na produção e agro industrialização dos alimentos.

00:29:28

ANTONIO PRADO - ANÁLISE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Isan Rezende entrevista o Engenheiro Agrônomo Antônio Prado, analisando o descompasso entre a atividade agrícola atual e a política do Plano Safra 2024/2025; os riscos da conversão de 40 MM de hectares de pastagens para agricultura, que segundo o Prado pode ser um tiro no pé, diante da falta de infraestrutura, como o armazenamento; os entraves ambientais nos empreendimentos do agronegócio; a dinâmica do mercado de fertilizantes, insumos e sementes no mercado interno; contrato de futuro; os três fatores de estruturação de preço das commodities; a previsão de boas safras com a chegada da La Nina, principalmente, no centro norte do Brasil.

00:29:56

Ailton Terezo - Agrotóxico risco de contaminação humana

AILTON TEREZO, Doutor em Química e Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) trás à luz os índices aceitável de agrotóxico nos alimentos, e, o risco ao Ser Humano. Com base científica afirma ser DESPREZÍVEL o risco de contaminação ao Humano pela ingestão de alimentos que receberam aplicação de agrotóxico.

00:29:52

Antônio Barreto Sub Secretario da Agricultura do GDF

O Engenheiro Agrônomo ANTÔNIO BARRETO, Sub Secretário de Políticas Públicas Econômicas Agropecuárias da Secretaria da Agricultura do Governo do Distrito Federal revela a sua saga do sertão da Bahia para o Distrito Federal, a sua gratidão pela oportunidade em contribuir nas políticas públicas e gestão junto a Secretaria de Agricultura do GDF, como funcionário de carreira. Relata os desafios e as estratégicas de planejamento sobre abastecimento e segurança alimentar no Distrito Federal. Destaca a importância da atuação do Engenheiro Agrônomo com o seu conhecimento holístico das ciências agronômicas diante dos desafios na cadeia produtiva de alimentos.

00:28:33

Armazenagem: Estruturação de Crédito - Antônio Iafelice (FIESP)

Antônio Iafelice, CEO Consultor, membro do Conselho Superior do Agronegócio - COSAG/FIESP, aponta novas oportunidades de operações estruturadas no mercado financeiro para a construção de armazém de grãos e produtos do agronegócio brasileiro. Revela a possibilidade de linhas de créditos com índice de taxa de juros na ordem de 5,8% ao ano, e, com autoridade, posiciona contra o abuso das operações praticadas no mercado brasileiro com taxas de 17% de juros ao ano. Alerta sobre os interesses dos agricultores da União Europeia para aumentar o subsídio agrícola, as proteções e barreiras comerciais em desfavor da agropecuária brasileiro, a geopolítica agrícola nos continentes, os investimentos da China na África, e, as oportunidades do agronegócio brasileiro. Iafelice transcende a bolha e propõe ao Produtor Rural, a Cooperativa e ao Empresário da agroindústria sair da caixinha e olhar acima dos muros o horizonte de oportunidades na estruturação de negócios com um entendimento holístico de toda a cadeia produtiva do agronegócio.

00:32:50

AEST - Campanha Abril Verde - Acidente do Trabalho

O Presidente e o Vice-presidente da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (AEST/RMVC), o Engenheiro Sanitarista PAULO FERNANDO BELLO FREIRE e o Engenheiro Civil AGUINALDO GENTIL DE OLIVEIRA, apresentaram com muita tranquilidade a importância, as finalidades e os projetos da AEST, no mês da Campanha Abril Verde voltada à prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho. Falaram das providências preventivas necessárias para implementar no combate ao incêndio rural, da falta de planejamento preventivo ao atendimento de trabalhadores vítimas de acidentes no trabalho, com base em estudos e dados de cada região ou microrregião no estado de Mato Grosso. Apontaram diversos programas educativos de prevenção de acidente do trabalho e acidente doméstico, que pode serem implementados junto as indústrias, comunidades, escolas e meio rural. Destacando a importância dos trabalhos da sociedade organizada como ponte entre os Poderes Constituídos e a Sociedade e o setor produtivo.

00:31:11

Emilio Mouchrek - Presidente da SMEA

O entrevistado é nada mais nada menos que o Engenheiro Agrônomo e Mestre em Zootecnica - Emílio Mouchrek - presidente da Sociedade Mineira dos Engenheiros Agrônomos (SMEA), e, presidente do Conselho Técnico-Científico e Ambiental da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (AVIMIG). Com muita sabedoria e generosidade abordou sobre temas como os desafios e ameaças do Engenheiro Agrônomo junto ao mercado de trabalho, manifestou a preocupação com a grade curricular desatualizada e fora do contexto, diante dos avanços da ciência e tecnologia frente a regulamentação da profissão pelo Decreto 23.196 de 12 de outubro de 1933. Respeitosamente Mouchrek deixa claro a sua posição em relação as novas profissões originárias das ciências agronômicas, e, sobre os embates de sombreamentos. Defende que, as novas profissões não eliminam as atribuições do Engenheiro Agrônomo, e, no contra ponto, afirma ser legítimo o exercício profissional de todos os Profissionais que atuam na ciências agronômica, dentro das suas atribuições.

A Agroplus.tv usa cookies e tecnologias semelhantes para fornecer, manter e melhorar nossos serviços e anúncios. Se você concordar, usaremos esses dados para personalização de anúncios e análises associadas.

Você pode selecionar ‘Aceitar’ para consentir com esses usos ou clicar em ‘Não Concordo’ para revogar o registro do seu acesso em nossa plataforma.